Eike, Bradesco e Coca-Cola financiam UPPs no Rio
O amigo navegante Stanley Burburinho enviou noticia que vai provocar lágrimas de sangue nas Organizações (?) Globo
publicado
24/08/2010
Comments
O amigo navegante Stanley Burburinho (será que ele foi ao I Encontro de Blogueiros ?) enviou noticia que vai provocar lágrimas de sangue nas Organizações (?) Globo (*):
(Por que o Serra não fez uma UPP no Guarujá ?)
Governo do Rio anuncia fundo para a realização de obras nas UPPs
Simone Cândida
RIO - O governador Sérgio Cabral, o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e o comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, anunciaram na manhã desta terça-feira a criação de um fundo para a realização de obras de infraestrutura nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Segundo Beltrame, o dinheiro doado por cinco empresas será usado na construção e reforma de prédios que serão usados pelos policiais das UPPs.
As empresas que firmaram o convênio são : Grupo EBX, Bradesco Seguros, Coca-Cola, Souza Cruz e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Somente o Grupo EBX, do empresário Eike Batista, comprometeu-se a doar R$ 20 milhões por ano até 2014 para a implantação de UPPs em todo o estado.
De acordo com Beltrame, o aporte de recursos dará ao governo do estado maior agilidade e contribuirá para o sucesso do processo de pacificação de comunidades.
Durante o evento, Beltrame comentou a transferência dos traficantes presos na invasão do Hotel Intercontinental:
- Transferimos porque não queremos eles aqui. O Rio de Janeiro não quer eles aqui. E também para que sirvam de exemplo.
O encontro aconteceu no Palácio Laranjeiras.
Nesta segunda-feira, o vice-governador Luiz Fernando Pezão afirmou que, em no máximo dois anos, vão estar pacificados 80% dos locais mais emblemáticos do estado.
- É preciso ter contingente. O governador está preparando a contratação de mais 20 mil policiais. Mais da metade deste efetivo vai para as políticas de pacificação - afirmou Pezão, sem dar prazo para a realização dos concursos.
No início de agosto, a Polícia Militar ocupou o Morro do Turano, na Tijuca, na primeira fase de implantação de uma UPP na comunidade. Com essa, chegam a doze o número de UPPs da cidade. A Grande Tijuca já tem Polícia Pacificadora no Borel , no Andaraí e no Morro da Formiga.
Além da unidade prevista para o Turano, outra está a caminho: o Salgueiro já foi ocupado pela polícia para ser pacificado. Atualmente, há também UPPs em funcionamento nos morros Dona Marta (em Botafogo); Babilônia/Chapéu Mangueira (Leme); Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e Tabajaras/Cabritos (Copacabana); Providência (Centro); na Cidade de Deus (Jacarepaguá); e no Jardim Batam (Realengo).
Embora o tráfico de drogas não tenha desaparecido totalmente em algumas dessas comunidades, em especial na Cidade de Deus, as UPPs acabaram com o controle dos territórios pelos criminosos.
Do Twitter do @eikebatista hoje:
Decidimos apoiar projeto das UPPs no Rio. Acredito em conceitos que funcionam. Este pode ser exportado p outras cidades, estados e o mundo!
Convenios com empresas vao apoiar logistica para instalacao das UPPS! Orgulho da EBX participar deste grupo de empresas!!!
Bacana a participacao de todos, mais empresarios devem apoiar ainda mais, nao acham!?
Programa beneficia as comunidades e e bom p sociedade em geral! Vamos ajudar recuperacao da cidadania!!
Estamos consertando hoje, para melhorar o Brasil para amanha, eu que penso um Brasil grande, melhor para nossos
(*) A Globo, como se sabe, prefere o “método Carlos Lacerda” de re-urbanizar e pacificar as favelas do Rio: remover para o Fim do Mundo.