Ministro inglês entrega grampos de Rupert Civita
Saiu no New York Times:
O Ministro Jeremy Hunt das Comunicações é acusado de ter sido muito bonzinho com Robert(o) Murdoch ou Rupert Civita, que queria controlar a BskyB, a maior empresa de televisão por satélite da Inglaterra.
Hunt resistia renunciar, mas os indícios são muito claros de que o Ministério dele era muito “simpático“ à pretensão de Civita/Murdoch.
(Clique aqui para ler “Governador Cerra financiou Veja”.)
O principal assessor de Hunt renunciou semana passada.
A tentativa de Murdoch/Civita de comprar a BskyB se deu enquanto ele era obrigado a fechar o jornal News of the World, por se utilizar de gravações secretas da Polícia inglesa.
Os diretores do jornal foram todos em cana.
O filho de Civita/Murdoch renunciou aos cargos que tinha na Inglaterra e fugiu para os Estados Unidos.
A Ofcom, a organização estatal que vigia o PiG (*) inglês e que nasceu de uma Ley de Medios (acorda, Bernardo !) decidiu ampliar a investigação para apurar se o grupo Civita/Murdoch pode, sequer, controlar os canais de televisão que já controla na Ingaterra.
A Ofcom – vejam que ameaça à liberdade da Globo e da Veja, amigo navegante ! - a Ofcom tem o poder de cassar uma concessão para explorar televisão na Inglaterra.
Que absurdo !
Paulo Henrique Amorim
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.