Por que Piketty recusou a Legião de Honra
O ansioso blogueiro recebeu importantissimo e-mail de amiga navegante que navega numa das peniches do Sena:
Quanto ao Piketty, você soube da última? Ele recusou a condecoração da Légion d'Honneur (a mais alta da França) que o Hollande queria dar para ele. Ele havia trabalhado na campanha do Hollande e explicado tim-tim por tim-tim o que deveria ser feito, sobretudo em relação aos impostos. Como Hollande não fez rigorosamente NADA do combinado, Piketty agora manda ele ir plantar batata.
Como se sabe, Piketty não pode analisar a concentração da renda brasileira nas mãos dos ricos, porque a riqueza dos ricos brasileiros está muito bem escondida.
Piketty sugeriu ao Levy que faça o "ajuste" com um imposto sobre grandes fortunas, que os filhos do Roberto Marinho - que não têm nome próprio mas uma grande fortuna - logo criticaram.
O Conversa Afiada tambem sugere ao Levy fazer o "ajuste" com a recriação da CPMF, tal qual sugerida pelos governadores nordestinos.
Como se sabe, é sempre importante relembrar, Piketty foi à Universidade de Sao Paulo crente que ia debater com professores e estudantes.
Mas, surpreendeu-se .quando se viu confrontado por dois empresários do setor financeiro, que se revestem da cientifica capa de "economistas": Paulo Guedes, colonista de O Globo; e Andre Haras Resende, cuja biografia - em parte - se encontra na entrevista que o ansioso blogueiro fez com Luis Nassif.
"Haras" Resende, como se sabe, é uma contribuição de Ricardo Melo à cronica politica brasileira, para ressaltar um dos aspectos do "economista" Resende: ele levava os cavalos para correr na Inglaterra ... de avião!
Como um sheik árabe !
Essa é a turma que impede o Piketty de abrir a caixa preta da elite brasileira.
(Como se sabe, "Haras" era o verdadeiro guru de Blábárina na campanha, já que os dois escolheram o Verde como bandeira para encobrir o verdadeiro pensamento.)
O Piketty deu uma banana ao Hollande.
E aos "economistas" brasileiros.
Paulo Henrique Amorim