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Ibope localiza papel de Monica e dos brucutus na campanha de Cerra

Saiu no Estadão Online: Disputa presidencial de 2010 foi mais acirrada na internet, aponta Ibope.
publicado 26/07/2011
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Saiu no Estadão Online:

Disputa presidencial de 2010 foi mais acirrada na internet, aponta Ibope


Estudo elaborado a partir de pesquisas realizadas na eleição mostra diferença menor entre candidatos


Jair Stangler, do estadão.com.br


A disputa eleitoral foi mais acirrada na internet que no eleitorado em geral, mostra estudo divulgado pelo Ibope nesta segunda-feira, 25. O estudo, elaborado pelos pesquisadores João Francisco Resende, do Ibope Inteligência, e Juliana Sawaia Cassiano Chagas, do Ibope Mídia, cruzou dados das pesquisas eleitorais realizadas pelo instituto entre 30 de junho e 30 de outubro de 2010.


O trabalho apontou que a diferença na intenção de votos entre os principais candidatos à Presidência da República - Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) - era menor entre os eleitores conectados que entre o eleitorado em geral. Dilma, que venceria a disputa, aparece em todas as pesquisas realizadas com porcentuais mais baixos que os apresentados no eleitorado geral. Já o tucano José Serra e a então candidata do PV apareciam com números mais altos.

Navalha

A pesquisa do Ibope Inteligência e do Ibope Mídia mostra o crescente papel da internet nas eleições.

A disputa foi mais acirrada na internet porque, obviamente, o acesso à internet ainda é maior entre eleitores mais próximos dos demotucanos.

A pesquisa mostra, também, que os brucutus do Cerra - clique aqui para ler a matéria de Leandro Fortes na Carta Capital - desempenharam papel relevante.

Da mesma forma, a frase da grande estadista chilena, Mônica Cerra - "Dilma é a favor de matar as criancinhas" - teve um efeito nocivo no debate eleitoral.

O que demonstra que o ódio que se espalha pela Europa - clique aqui para ler sobre o artigo de Vladimir Safatle - não é muito diferente daquele a que o Brasil assistiu na campanha que Ciro Gomes definiu como "uma canalhice".

A pesquisa das empresas do Ibope demonstra a relevância crescente da internet no debate político brasileiro:

Em 2008, apenas 2% dos eleitores faziam da internet sua principal fonte de informação.

Em 2010, esse número passou para 12%.

Se o ministro Bernardo tivesse feito uma Banda Larga pra valer, em 2014 o poder da estadista chilena e dos brucutus seria muito menor.

 



Paulo Henrique Amorim