PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / Globo critica Bolsonaro, mas poupa Paulo Guedes

Globo critica Bolsonaro, mas poupa Paulo Guedes

Para jornal, presidente transformou o Palácio em circo, mas a agenda está posta
publicado 06/03/2020
Comments
globo.png

"O presidente precisa trabalhar"

Editorial do jornal O Globo, nesta sexta-feira (6/III), não poupa o presidente Bolsonaro de críticas na conducação do seu governo. Para a publicação, o Palácio foi transformado em um circo.

"Por mais que o presidente Bolsonaro tenha se esforçado para se esquivar de perguntas sobre o baixo desempenho da economia no ano passado, com a evolução do PIB se mantendo no nível decepcionante de 1%, a realidade de uma economia quase estagnada continua a existir e, cada vez mais, pressiona sua gestão", começa o texto.

"Podia não ter encontrado a imprensa na quarta-feira, dia da divulgação do PIB de 1,1%, se não queria falar sobre o assunto. Mas na porta do Alvorada decidiu ir ao encontro dos repórteres com uma performance debochada e desrespeitosa, em que um humorista com faixa presidencial saiu do carro oficial para oferecer bananas aos jornalistas. Transformou o Palácio em circo", seguiu a publicação.

No entanto, a crítica que serve a Bolsonaro não chega a Paulo Guedes, aqui chamado de primata e representante da agenda econômica que a Globo defende.

"Em encontro com os movimentos Vem pra Rua e Brasil Livre (MBL), o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, disse que o governo tem “15 semanas para salvar o Brasil”. Em referência à proximidade do calendário eleitoral, que paralisará o Congresso no segundo semestre. Pode ter sido um exagero, mas é essencial de fato que Congresso e governo apressem os trabalhos pelo menos até o fim do semestre. A agenda está posta: além da reforma administrativa, ainda não enviada pelo governo, e a tributária, para a qual também falta a contribuição do Executivo, há PECs a aprovar também com urgência (a Emergencial e a dos Fundos Públicos)."