Angela Davis: "nós somos o legado de Marielle!"
Créditos: Twitter/Mídia Ninja
A professora Angela Davis é uma das mais importantes ativistas políticas dos Estados Unidos no século XX.
Filósofa, militante feminista, marxista e anti-racista, ela participou do movimento dos Panteras Negras, do Partido Comunista dos EUA e das mobilizações contra a guerra no Vietnã.
Considerada a "mulher mais perigosa do mundo" por suas atividades políticas, foi presa pelo FBI durante o governo de Richard Nixon, em 1970. Permaneceu detida por dezoito meses.
Angela Davis está no Brasil durante esta semana.
No dia 19/X, ela participou do debate "A Liberdade é uma Luta Constante", promovido pela Editora Boitempo em São Paulo.
Ontem 22/X, também em São Paulo, ela reuniu mais de quinze mil pessoas no parque do Ibirapuera para um novo debate. A ativista se disse impressionada com a quantidade de espectadores:
"Vocês me lembram a marcha das mulheres negras em 2015, as mobilizações que ocorrem contra a violência policial racista, os grandes protestos que ocorreram em resposta ao assassinato de Marielle. Nós somos o legado dela e temos o dever de continuar a lutar em prol da justiça social e das comunidades LGBTQ, pelos movimentos dos sem-teto e sem-terra e por Lula livre. Em prol da democracia e do socialismo! Marielle presente!"
Ela também tratou sobre o presidente Jair Bolsonaro - entretanto, sem citar o nome dele:
"Já falei em várias ocasiões anteriores que me recuso a pronunciar o nome do presidente eleito recentemente no Brasil. Dizer o nome é uma forma de conferir poder. Também não evocaremos o nome do presidente eleito nos Estados Unidos. Mas sei que vocês têm o costume de se referir a ele como 'o coiso'!", disse ela, usando o termo em português.
Assista a íntegra da palestra no canal da Mídia Ninja no YouTube:
Reprodução: Mídia Ninja
Davis estará amanhã 23/X no Rio de Janeiro para o lançamento de sua "Uma Autobiografia", no Cine Odeon: Praça Floriano, no 7, Cinelândia. Saiba mais na página do evento no Facebook.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |