Bolsonaro quer flexibilizar quarentena em cidades pequenas e médias
O presidente Jair Bolsonaro estuda uma nova medida provisória para flexibilizar as normas de quarentena em cidades pequenas e médias com baixos índices de coronavírus. A informação é de reportagem de Thais Arbex, no Globo.
Bolsonaro, que desde o início da crise sanitária se manifesta contra as medidas de isolamento impostas por governos municipais e estaduais - e defendidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde - acredita que a tal "flexibilização" poderá ser determinante para a retomada das atividades econômicas.
A equipe do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, entretanto, defende que qualquer tipo de "afrouxamento" das regras de isolamento social só poderá acontecer a partir do momento em que o sistema de saúde pública estiver bem estruturado para atender qualquer "pico" nos casos de Covid-19.
Segundo a reportagem, entretanto, até mesmo a definição de quais cidades poderiam passar pela "flexibilização" das regras é uma tarefa difícil: "Existem no país, por exemplo, muitas cidades-dormitórios que não concentram casos da Covid-19, mas têm potencial para se tornarem centros de disseminação da doença caso seus moradores sejam liberados para a retomada das atividades. O vai e vem de trabalhadores, nesses municípios, poderia dar impulso à circulação do vírus", diz o texto.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: