Bolsonaro se reúne com príncipe acusado de mandar assassinar jornalista
Bolsonaro se limitou a comentar a vestimenta das repórteres brasileiras (Créditos: José Dias/PR)
O presidente Jair Bolsonaro continua sua turnê pelo Oriente Médio. Depois de passar o fim de semana nos Emirados Árabes Unidos - onde esqueceu o tradutor - Bolsonaro desembarcou na noite desta segunda-feira 28/X em Riad, capital da Arábia Saudita.
O principal compromisso da viagem é um encontro nesta terça-feira 29/X com Mohammed Bin Salman, príncipe-herdeiro do país e que, além de ser o primeiro nome na sucessão ao trono, acumula também os cargos de ministro da Defesa e vice-primeiro-ministro.
Na prática, é o príncipe Bin Salman quem manda na Arábia Saudita.
"Tem uma certa afinidade entre nós dois, desde o último encontro em Osaka", afirmou Bolsonaro, em referência às conversas entre os dois na reunião do G-20 em junho, no Japão. "Acredito que vai ser uma tarde bastante proveitosa".
O príncipe Bin Salman é acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.
Nascido na Arábia Saudita, Khashoggi estava exilado nos Estados Unidos desde 2017, onde trabalhava para o Washington Post. Em 2/X/2018, o jornalista entrou no consulado saudita em Istambul, capital da Turquia, e nunca mais foi visto.
Khashoggi era um grande crítico do regime saudita. Segundo diversas organizações - como a ONU e a própria CIA - o jornalista foi assassinato dentro do consulado por ordens do próprio príncipe Bin Salman.
Essa não parece ser uma grande preocupação de Bolsonaro, entretanto.
"Todo mundo gostaria de passar a tarde com um príncipe. Principalmente vocês, mulheres, né?", perguntou o presidente a jornalistas em frente ao hotel onde está hospedado.
Bolsonaro continuou com a exibição de machismo. Ele comentou a vestimenta das repórteres brasileiras, que cobriam os cabelos com o véu conhecido como hijab, conforme a tradição islâmica:
"Que maravilha. Vocês estão mais bonitas assim, sabiam?"
Uma jornalista tentou fazer uma pergunta sobre as expectativas de negócios entre Brasil e Arábia Saudita. O Jair Messias ignorou: "quando a beleza é muito grande, ofusca os olhos da gente. Assim vocês ficam mais bonitas".
Após as conversas com o príncipe Bin Salman, o presidente deve se encontrar com o rei da Arábia Saudita, Salman Bin Abdulaziz Al-Saud, na quarta-feira 30/X. Bolsonaro retorna a Brasília na quinta-feira 31/X.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Bolsonaro não vai parabenizar Fernández após eleição
- Bolsonaro pode criar o "Partido da Defesa Nacional"
- Bolsonaro comenta áudio do Queiroz: "não somos casados"
- Bolsonaro foi ao Oriente Médio mas esqueceu o tradutor!
- Xi deixa Bolsonaro na sala de espera...
- Diplomacia brasileira provoca indignação na ONU