Bolsonaro tem medo de que o Brasil vire o Chile!
Manifestante com a bandeira chilena observa blindado do exército em Santiago (Reprodução: YouTube/BBC News)
Ainda em viagem ao Japão, o presidente Jair Bolsonaro afirmou a jornalistas que já solicitou ao ministro da Defesa Fernando Azevedo que monitore a organização de possíveis grandes protestos no Brasil, de proporções semelhantes aos que ocorreram nos últimos dias no Chile e no Equador.
Ou seja: ele tem medo da canoa, finalmente, virar - e o povo se revoltar contra a política econômica do Paulo Guedes, contra as privatizações, contra o neolibelismo...
As informações são do Estadão.
"Nós nos preparamos. Conversei com o ministro de Defesa sobre a possibilidade de ter movimentos como tivemos no passado, parecidos com o que está acontecendo no Chile", disse Bolsonaro.
Ele afirmou, também, que o governo brasileiro pode utilizar as Forças Armadas para conter manifestações: "a gente se prepara para usar o artigo 142 da Constituição Federal, que é pela manutenção da lei e da ordem, caso eles [integrantes das Forças Armadas] venham a ser convocados por um dos três Poderes".
O presidente chileno Sebastián Piñera autorizou no dia 19/X a convocação de tropas do Exército para atuar contra os manifestantes - o que apenas inflamou ainda mais os protestos.
Até o momento, os confrontos já deixaram ao menos quinze mortos.
Em tempo: em entrevista exclusiva à TV Afiada, o deputado federal Odair Cunha (PT-MG) explicou a onda de protestos que tomou conta da América do Sul. Assista: Amigos de Bolsonaro se afundam na América Latina!
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Alguém vai aprender a lição chilena?
- Revolta no Chile é contra o neoliberalismo!
- Chile, 11/IX/1973: o neoliberalismo precisa da violência
- Mino: o Brasil carece de um povo corajoso e consciente
- Amigos de Bolsonaro se afundam na América Latina!
- Boaventura: Bolsonaro é um neofascista!
- A esquerda brasileira deve se solidarizar com o povo equatoriano