Bolsonaro vai liberar exploração de mineração em terras indígenas
Deu no PiG cheiroso:
Ministro diz que governo planeja liberar mineração em terras indígenas
O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou hoje no Canadá que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) planeja permitir a atividade de mineração em terras indígenas e em zonas de fronteira, além de abrir para mineradoras privadas a atividade de pesquisa relacionada a minerais nucleares.
Diante de uma plateia formada por investidores e executivos de mineradoras do Canadá e do Brasil, Albuquerque afirmou que essas medidas fazem parte de um pacote de ações com vistas a promover expansão da mineração.
Albuquerque afirmou que o governo está examinando "a possibilidade de estender o acesso" de mineradoras e áreas hoje restritas, citando áreas indígenas e fronteira. E disse que, no primeiro caso, a abertura seria feita após um processo de consulta às próprias populações indígenas, a organizações que tratam do tema e "principalmente o Congresso".
Segundo ele, a impossibilidade de mineradoras atuarem nessas áreas atualmente as transformam em "hubs de conflitos".
O anúncio foi feito na sessão especial dedicada ao Brasil de um dos principais eventos de mineração do mundo, o PDAC, que ocorre esta semana em Toronto.
O ministro também anunciou que colocará em leilão até junho algumas áreas pertencentes ao Serviço Geológico Brasileiro.
(...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |