Comissão de Ética da Presidência adverte Weintraub por ataques a Dilma e Lula
A Comissão de Ética da Presidência da República decidiu por unanimidade nesta terça-feira 28/I punir o (ainda) ministro da Educação, Abraham Weintraub, com uma advertência por ataques, em 2019, a Lula e Dilma Rousseff.
A agressão se deu quando o sargento Manoel Silva Rodrigues foi preso ao tentar transportar 39 kg de cocaína ao Japão em uma aeronave que integrava a comitiva presidencial de Jair Bolsonaro. Disse Weintraub à época:
"No passado o avião presidencial já transportou drogas em maior quantidade. Alguém sabe o peso do Lula ou da Dilma?”.
Em setembro, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (RS), e o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) entraram com procedimento contra Weintraub. Nesta terça, o relator do caso, Erick Vidigal, afirmou em seu voto que não é esperado de um ministro da Educação o “papel” de uma autoridade “impulsiva, destemperada, que ofende quem quer que o critique” e que usa “a visibilidade que o cargo público lhe dá para ampliar a divisão existente atualmente na sociedade brasileira, incitar o ódio, a agressividade, a desarmonia”.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |