Desmatamento avança na Amazônia
(Foto: Carl de Souza/AFP)
Do Globo Overseas:
Paralisia do governo faz avançar desmatamento na Amazônia, dizem pesquisadores
A paralisia do atual governo foi um motor para o avanço de queimadas e desmatamento na Amazônia, segundo pesquisadores ouvidos pelo GLOBO. De acordo com eles, esses problemas estão interligados ao agravamento de outras questões históricas na região, como grilagem, garimpo ilegal e invasões de terras indígenas.
(...)
— O governo desacreditou o sistema de prevenção ao desmatamento. Deu a entender que vale tudo, que ninguém será punido — disse Ima.
Marcio Santilli, do Instituto Socioambiental (ISA), avalia que as invasões a terras indígenas têm ido além da extração ilegal de madeira e se tornado objetivo de grileiros, interessados em negociar partes dessas áreas. O presidente Jair Bolsonaro já afirmou que não demarcará novas reservas e sugeriu a abertura desses territórios ao garimpo. Para Santilli, os sinais do presidente aprofundaram um “vácuo de gestão” na política indigenista, que já vinha dos governos Dilma e Temer:
— A ausência de Estado desperdiça o potencial empreendedor existente nas terras indígenas e condena os índios a essas frentes predatórias.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- “Muita terra pra pouco índio”
- Imprensa internacional repercute calamidade na Amazônia
- Lula: Amazônia não pode ser refém do governo Bolsonaro
- Bolsonaro: "eu sou o Capitão Motosserra!"