"Hacker" diz que encaminhou de forma anônima mensagens ao Intercept
Um dos quatro presos sob a acusação de "hackear" celulares de autoridades confirmou, em depoimento à Polícia Federal, ter encaminhado mensagens ao jornalista Glenn Greenwald, do Intercept.
Walter Delgatti Neto disse que o fez de forma anônima, voluntária e sem cobrança financeira.
Segundo reportagem da Fel-lha, os contatos entre Greenwald e Delgatti se estabeleceram sempre por meio do aplicativo Telegram e depois de os supostos ataques aos celulares já terem acontecido.
Na tarde desta quinta-feira, 25/VII, Greenwald comentou a reportagem pelo Twitter:
Como sempre falamos: "Em depoimento, Delgatti, um dos quatro presos pela PF, disse que encaminhou as mensagens ao jornalista Glenn Greenwald, fundador do site, de forma anônima, voluntária e sem cobrança financeira."
Mais importante: "Os contatos com Greenwald, segundo o preso, foram virtuais, somente pelo aplicativo de conversas Telegram, e ocorreram depois que os ataques aos celulares das autoridades já tinham sido efetuados." Exatamente que falamos desde o começo: (link: https://theintercept.com/2019/06/09/editorial-chats-telegram-lava-jato-moro/) theintercept.com/2019/06/09/edi…
Para ser claro, não estou afirmando que a pessoa acusada pela PF é de fato nossa fonte. Nós não comentamos sobre nossas fontes. Eu estou apenas destacando o que a pessoa que PF e @folha disseram ser a nossa suposta fonte.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Greenwald denuncia o autoritarismo do Moro!
- Cunha dá a Moro uma aula de história do jornalismo
- Greenwald aponta cinismo de Moro em prisões de "hackers"
- Greenwald: PF encontra supostos hackers, mas não acha o Queiroz...
- Há uma semana, Intercept alertou sobre prisão "falsa" de suposto hacker
- Intercept: narrativa dos "hackers" é ataque à liberdade de imprensa!
- PT: inquérito de Moro virou armação contra o partido!