Haddad denuncia mais uma agressão de Weintraub à Ciência
(Reprodução/Facebook/Randolfe Rodrigues)
De Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, no Twitter:
MEC restringe o nº de cientistas brasileiros em congressos nacionais e internacionais, mesmo que a despesa com a viagem não seja do governo. Cientistas dizem que a medida não tem precedente em nenhum lugar do mundo democrático. https://t.co/PmkBDfpwg3
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) January 29, 2020
O comentário de Haddad é sobre uma portaria do Ministério da Educação publicada em 31/XII/2019 que restringe o número de participantes brasileiros em congressos nacionais e internacionais, mesmo que a despesa com a viagem não seja do governo. Cientistas dizem que a medida não tem precedente em nenhum lugar do mundo democrático e "impõe uma limitação ao desenvolvimento da ciência".
Carta enviada ao MEC por duas das mais importantes entidades científicas do País - a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) - pede a revogação urgente da portaria.
"A portaria foi feita claramente por alguém que não entende como funcionam a pesquisa e os congressos internacionais", afirmou o presidente da ABC e professor de Física da Universidade Federal do Rio (UFRJ), Luiz Davidovich.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |