Justiça suspende nomeação do novo presidente da Fundação Palmares
O juiz federal Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal de Sobral (CE), concedeu nesta quarta-feira 4/XII uma liminar que suspende a nomeação de Sergio Nascimento Camargo ao cargo de presidente da Fundação Palmares.
Como o Conversa Afiada mostrou na semana passada, a indicação de Camargo gerou revolta nas redes sociais, já que ele ficou conhecido por suas declarações racistas e contra o próprio movimento negro. Entre outras coisas, defende o fim do Dia da Consciência Negra, chama Gilberto Gil e Leci Brandão de "parasitas da raça negra" e prega a extinção do movimento negro.
“A nomeação contraria frontalmente os motivos determinantes para a criação daquela instituição e a põe em sério risco, uma vez que é possível supor que a nova presidência, diante dos pensamentos expostos nas redes sociais pelo gestor nomeado, possa atuar em perene rota de colisão com os princípios constitucionais da equidade, da valorização do negro e da proteção da cultura afro-brasileira”, escreveu o magistrado em sua decisão.
Ainda cabe recurso à liminar.
Veja a íntegra da decisão:
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |