Katia Abreu vai ao CNMP para tirar Dallagnol da Lava Jato
A senadora Katia Abreu (PDT-TO) protocolou no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) um pedido de remoção do procurador Deltan Dallagnol do posto de coordenador da força-tarefa da Lava Jato, segundo o Painel da Folha.
No documento, a senadora pede que Dallagnol seja retirado do cargo "por interesse público".
“Cumpre desde logo esclarecer que o presente pedido de remoção por interesse público não representa um ato de hostilidade à operação Lava Jato, mas sim uma medida que busca atender ao interesse público e conferir credibilidade à persecução penal conduzida pela força-tarefa”, diz a representação.
“A remoção a bem do interesse público visa essencialmente resguardar as condições de atuação minimamente isenta do Ministério Público enquanto instituição”, conclui.
Katia Abreu citou, também, a derrota imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a Dallagnol com a proibição de um fundo da Lava Jato com dinheiro recuperado da Petrobras, além das muitas polêmicas em torno da remuneração obtida pelo procurador com a realização de palestras.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |