Libération: Bolsonaro é o câncer do pulmão verde
Reprodução
Na Fel-lha, a coluna de Nelson de Sá lembra que Bolsonaro não está na França, onde acontece o encontro do G7. Mesmo assim, o Brasil ocupou as primeiras páginas dos principais jornais franceses.
No Le Monde, a manchete de domingo foi "Amazônia: protestos mundiais contra Bolsonaro".
Reprodução
Já o Libération foi mais duro. A capa da edição de sábado chama o Jair Messias de "O Incendiário". No título interno, "Bolsonaro, câncer do pulmão verde".
Reprodução
O Libération cita Paulo Moutinho, pesquisador do do IPAM, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia: "nos últimos anos, a ideia de que a preservação da floresta é um obstáculo ao desenvolvimento voltou a ganhar força. A Amazônia, mais uma vez, vem sendo vista como um repositório de terras para a agricultura, pecuária e mineração".
O jornal francês também falou com Carlos Rittle, secretário-executivo do Observatório do Clima: "Bolsonaro parecer dormir e acordar com a obsessão de derrubar a última árvore da floresta e tirar a terra do último indígena do Brasil".
E então, bolsomínions? Quando vai começar a invasão da Guiana Francesa?
Em tempo: também na sexta-feira, 23/VIII, o Conversa Afiada mostrou que a devastação na Amazônia foi destaque nos portais e jornais da Europa e EUA.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Janio: Bolsonaro joga o mundo contra o Brasil
- Bolsonaro e os 17 crimes de responsabilidade
- Imprensa internacional repercute calamidade na Amazônia
- Bolsomínions no Twitter querem invadir a Guiana Francesa!
- Macron chama Bolsonaro de mentiroso!
- Eduardo 03 chama Macron de idiota!
- Macron: Bolsonaro promove o "ecocídio"!