Colunista do Globo: Lula "está otimista" com julgamento no STF!
Créditos: Ricardo Stuckert
Amanhã 17/X o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar três ações que tratam da legalidade da prisão de condenados na segunda instância.
Desde 2016, o entendimento do Supremo é de que os réus condenados na segunda instância da Justiça já podem ser submetidos ao cumprimento antecipado da pena. Caso o STF mude de posição, as prisões voltariam a ser decretadas apenas após o trânsito em julgado - ou seja, depois de analisados todos os recursos judiciais possíveis.
Tal situação poderia garantir a liberdade do presidente Lula.
O julgamento será realizado em plenário - ou seja, todos os onze ministros do STF deverão participar e votar.
Lula está otimista com as previsões do julgamento, segundo Bela Megale, no Globo.
Diz a colunista:
"O ex-presidente Lula não tem escondido certo otimismo em relação ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (...) Se a corte rever o entendimento atual, o ex-presidente e outros condenados poderão ficar em liberdade enquanto recorrem de suas sentenças. Quem o visitou nesta semana, relatou que o líder petista avalia que há um clima positivo no país para que o Supremo mude sua posição atual e 'restabeleça o entendimento constitucional' (...)"
Uma votação favorável no STF também irá favorecer outros presos da operação Lava Jato, como o ex-ministro José Dirceu e seu irmão, Luiz Eduardo Oliveira e Silva.
Em tempo: o ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão defende "certa cautela" com as expectativas sobre o resultado no Supremo. Segundo ele, prever o comportamento do Judiciário brasileiro, "só com bola de cristal".
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Lula à RTP: "quero minha liberdade plena!"
- STF julgará prisão em segunda instância na quinta-feira!
- 2ª instância: Aragão mantém pé atrás com o STF
- Marco Aurélio e a 2ª instância: não somos justiceiros!
- Moro diz que é imparcial e que Lula é parte do passado
- Lewandowski cobra do STF julgamento sobre 2ª instância
- STF pode defender a Constituição e peitar os lavajateiros