Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Ministro insiste em culpar a Venezuela por vazamento

Ministro insiste em culpar a Venezuela por vazamento

Mais de mil toneladas de petróleo já atigiram o litoral nordestino
publicado 24/10/2019
Comments
Pernambuco.jpg

Mancha de petróleo no litoral de Pernambuco, 17/X (Reprodução: Rede Globo/G1)

O ministro do Meio Ambiente (ou seria "1/2 Ambiente"?) Ricardo Salles resolveu ocupar a cadeia nacional de TV para tratar sobre o vazamento de petróleo na costa do Nordeste.

Foi um pronunciamento de quatro minutos na noite de ontem 23/X no qual ele não disse... Nada!

Apesar de deixar claro que "ainda há investigação sobre as causas e origens desse incidente", Salles foi rápido em apontar um culpado.

Assim como Bolsonaro, o ministro quer jogar a culpa na Venezuela!

"Amostras do material coletado foram analisadas em laboratórios especializados, que identificaram que este material não foi extraído do território nacional, mas provém, conforme demonstrado por análise técnica, de poços e misturas de origem venezuelana. (...) Desse modo, o presidente da República determinou que fosse encaminhada solicitação formal à OEA, a Organização dos Estados Americanos, para que a Venezuela se manifesta sobre o material coletado", disse Ricardo Salles.

O ministro, portanto, contraria aquilo que disse o almirante Ilques Barbosa Júnior, comandante da Marinha do Brasil e responsável por identificar a origem do vazamento: "o que se sabe pelos cientistas é que o petróleo é de origem venezuelana. Não quer dizer, que houve em algum momento, e não houve isso, envolvimento de qualquer setor responsável, tanto privado quanto público, da Venezuela nesse assunto", afirmou o oficial na terça-feira 22/X.

Até a manhã de hoje 24/X já haviam sido recolhidas mais de mil toneladas de petróleo das praias do Nordeste.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: