Ministros do STF acreditam que Weintraub pode ir em cana
(Lula Marques)
Um frequente interlocutor de Jair Bolsonaro transmitiu a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a informação de que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, está com os dias contados no cargo. Segundo a fonte, a queda pode acontecer a qualquer momento. O relato é da coluna de Monica Bergamo na Folha de S.Paulo.
De acordo com a jornalista, magistrados acreditam, inclusive, que Weintraub pode ser preso se insistir em atacar as instituições - enquadrado, inclusive, na Lei de Segurança Nacional.
Neste domingo 14/VI, o ministro foi a uma manifestação de bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios. Questionado por militantes sobre o "pagamento de impostos a políticos corruptos", ele respondeu: "já falei a minha opinião, o que faria com esses vagabundos".
A frase faz referência a uma afirmação dele na reunião ministerial de 22/VI, em que disse: "eu, por mim, colocava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF".
Weintraub é investigado no inquérito das fake news conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e também responde a inquérito pelo crime de racismo que teria cometido ao atacar chineses em postagens nas redes sociais.
Em tempo: o governo do Distrito Federal multou Weintraub em R$ 2 mil por não usar máscara. Neste domingo, segundo o auto de infração, o ministro “foi flagrado em espaço, via ou logradouro público (Esplanada dos Ministérios) sem máscara de proteção (EPI) facial de uso obrigatório”.