Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Olavo acredita que coronavírus é obra do Bill Gates?

Olavo acredita que coronavírus é obra do Bill Gates?

Astrólogo é o Rasputin do bolsonarismo!
publicado 01/02/2020
Comments
OlavoGates.jpg

Originais: Manuel López/Fórum Econômico Mundial e Reprodução/YouTube

O astrólogo e auto-proclamado filósofo Olavo de Carvalho, como o amigo navegante do Conversa Afiada sabe, é uma espécie de Rasputin dos bolsonaristas: dos bastidores, apresenta direções para a política de Cultura, exige intervenção militar e pede que as forças armadas fechem os partidos políticos do Brasil.

Ele já sinalizou, também, acreditar que a Terra é plana.

(Segundo a Carta Capital, Olavo é um "Napoleão de hospício"...)

No último dia 30/I, o guru dos bolsonários compartilhou em seu Facebook um vídeo de um YouTuber que atribui a culpa pelo surto de coronavírus na China a Bill Gates, dono da Microsoft.

"Bill Gates patenteou o coronavírus e tudo isso tem um objetivo: redução populacional", diz o autor do vídeo.

Como lembra a coluna de Guilherme Amado, na Época, o YouTuber "não explica a relação entre uma coisa e outra"...


Reprodução

Horas depois, Olavo apagou a publicação de seu Facebook.

Em outro post na rede social, na noite da sexta-feira 31/I, o astrólogo afirmou que não está "aprovando nem condenando, confirmando nem negando" a possibilidade de que o vírus seja obra do bilionário Gates, "apenas colocando-a em discussão".

Segundo o Diário do Centro do Mundo, a assessoria de imprensa da Microsoft Brasil afirmou que a matriz global da empresa analisa se irá tomar alguma medida sobre o caso.

De acordo com a revista Rolling Stone, o boato sobre o envolvimento de Bill Gates com o coronavírus surgiu a partir de um YouTuber norte-americano especializado em teorias da conspiração, no dia 21/I. Alguns dias depois, surgiram as primeiras versões em outros idiomas.

Atualmente, há no Brasil doze casos suspeitos de coronavírus. Na China, são cerca de 7.700 diagnósticos e 170 mortes confirmadas.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: