Raoni: Bolsonaro é um doido!
O cacique Raoni durante o Encontro dos Povos do Cerrado (Créditos: Thomas Bauer/CPT)
O cacique Raoni Metukire, da etnia kayapó, participou dos debates do 9o Encontro dos Povos do Cerrado em Brasília.
O evento, organizado pela Rede Cerrado, aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro, com o objetivo de discutir políticas públicas e ações de sustentabilidade para a região.
Raoni participou de um dos seminários no dia 12/IX. Falando em seu idioma kayapó, traduzido por outro indígena que o acompanhava, o cacique falou sobre a necessidade de união na luta contra a política ambiental do governo:
"Nossos ancestrais, nossos avôs, nossas avós, são os primeiros habitantes dessa terra, que não tinha branco. (...) Quero falar para todos, deixar bem claro: no passado não tinha branco destruindo a floresta desse jeito que eles estão fazendo", disse.
Ele continuou:
"Eu sou descendente de lideranças tradicionais. Eu sou liderança de verdade", disse, em referência ao episódio, em julho deste ano, em que o Jair Messias afirmou que Raoni não representa a população indígena.
O líder kayapó continuou: "Bolsonaro não é um líder. Bolsonaro é um doido. É importante pensar e se unir. Bolsonaro está incentivando a destruição que está ocorrendo agora. Todos nessa sala precisam se unir. Juntos, a gente pode tirar Bolsonaro do governo para que ele pare de falar o que está falando".
Assista no vídeo abaixo, a partir de 2h10'50'':
Reprodução: Rede Cerrado
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: