Relator da ONU cobra explicações sobre perseguição a Glenn!
Glenn Greenwald, em foto de setembro de 2017 (Créditos: Martin Dee/Allard Prize for International Integrity)
O colunista Jamil Chade, do UOL, informa que o professor David Kaye, membro do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), irá cobrar do governo Jair Bolsonaro explicações sobre a denúncia contra o jornalista Glenn Greenwald apresentada nesta terça-feira 21/I pelo procurador Wellington Oliveira, do Ministério Público Federal.
"Dado o papel de Greenwald como um jornalista cobrindo o governo brasileiro e questões políticas, eu acho extremamente preocupante que isso possa fazer parte de um esforço para intimidá-lo para que pare de fazer jornalismo", afirmou o professor Kaye.
Greenwald, editor do portal Intercept Brasil, é um dos jornalistas responsáveis pela chamada "Vaza Jato", a série de reportagens que revelou as irregularidades da Operação Lava Jato a partir de mensagens trocadas entre autoridades brasileiras pelo aplicativo Telegram.
David Kaye é professor de Direito da Universidade da Califórnia. Suas especialidades incluem Direito Internacional e Direitos Humanos. Desde 2014, ele ocupa a posição de relator especial sobre liberdade de expressão no Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Não é a primeira vez que Kaye se envolve no caso: em julho de 2019, ele enviou um documento ao Itamaraty, no qual exigiu das autoridades brasileiras medidas para garantir a segurança de Greenwald, de seus familiares e dos colaboradores do Intercept Brasil.
Na mensagem oficial, David Kaye lembrou que os estados-membros da ONU são obrigados a "instituir medidas eficazes de proteção contra ataques destinados a silenciar aqueles que exercem o seu direito à liberdade de expressão".
Segundo Leandro Demori, editor do Intercept, entretanto, "o governo Bolsonaro não deu a menor bola"...
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- ONU: jornalistas do Intercept correm risco de vida
- ONU denuncia ação na EBC e CGU
- CNMP pode investigar procurador que denunciou Greenwald
- Greenwald: denúncia é retaliação pelas revelações sobre Moro e o governo Bolsonaro!
- Gilmar entende que denúncia contra Glenn afronta sua decisão
- Marco Aurélio: denúncia contra Greenwald é problemática e perigosa!
- Bolsonaro debocha de perseguição a Greenwald: "não devia nem estar no Brasil"
- Ciro: só o bolsonarismo boçal explica a denúncia contra Greenwald
- Dino: denúncia contra Greenwald é terraplanismo jurídico
- Brito: o MP virou um esquadrão morominion