Sob Bolsonaro, Itamaraty age "de maneira desequilibrada"
Editorial do Globo condena apoio brasileiro a ataque de Trump
publicado
07/01/2020
Comments
O Conversa Afiada reproduz trechos do editorial de O Globo desta terça-feira 7/I:
Itamaraty contraria tradição no apoio a Trump
Da mesma forma que atuam outras áreas do governo sob forte influência ideológica extremista, o Itamaraty do chanceler Ernesto Araújo reagiu de maneira desequilibrada ao ataque americano que matou nas imediações do aeroporto de Bagdá o general iraniano Qassem Soleimani, o segundo homem forte da teocracia persa, abaixo do aiatolá Ali Khamenei. Sem nenhum dos cuidados que a diplomacia brasileira costumava ter ao se posicionar sobre conflitos no Oriente Médio, Araújo avalizou a operação autorizada pelo presidente Trump.
Criticado por ex-embaixadores, o Itamaraty, alinhando-se a Trump, levou o Brasil a passar a considerar terrorista a Guarda Revolucionária persa, comandada por Soleimani. Até a chegada de Bolsonaro ao Planalto, o país qualificava como tal apenas a al-Qaeda e o Estado Islâmico, conforme entendem as Nações Unidas. Esta é mais uma demonstração de que a nova diplomacia brasileira imita a Casa Branca, negando legitimidade aos fóruns do multilaterialismo, como a ONU. (...)
Não estão em questão as atividades antiamericanas de Qassem Soleimani, mas o fato de que mais uma vez os Estados Unidos agem à margem da ONU — como foi na invasão do Iraque — e agora fazem o mesmo no ataque a uma autoridade de outro Estado. (...) O Brasil, antes de tudo, precisa preservar seus interesses, que não podem ser deste ou daquele governo. O de Bolsonaro apoia uma ação que torna o Oriente Médio mais perigoso e, por consequência, o mundo, devido à importância da região no suprimento mundial de petróleo. (...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Irã põe o Itamaraty na parede!
- Ataque de Trump mata principal general do Irã
- Comandante iraniano: Tel Aviv e 35 alvos dos EUA no Oriente Médio estão ao alcance do Irã
- Trump ameaça bombardear 52 cidades no Irã
- Parlamento do Iraque aprova resolução pedindo retirada de tropas dos EUA
- Trump só vai deixar o Iraque se Bagdá pagar!
- Oficial: Irã abandona acordo nuclear em resposta a ataques dos EUA
- Trump promete ataque "desproporcional" contra o Irã
- Militares querem Bolsonaro de boca fechada sobre Trump x Irã
- Celso Amorim compara tensão Irã-EUA à Crise dos Mísseis
- Conflito entre EUA e Irã ameaça a economia brasileira