TV Brasil censura clipe de Arnaldo Antunes sobre milicianos
(Reprodução/YouTube/Arnaldo Antunes)
O novo videoclipe de Arnaldo Antunes, chamado "O real resiste", foi retirado da programação da TV Brasil, emissora do Governo Federal. O vídeo mostra cenas de violência policial e disseminação de preconceitos no Brasil. As informações são do BuzzFeed News.
Funcionários da TV Brasil reveleram ao site, sob anonimato, que o clipe foi alvo de censura exatamente por abordar temáticas sensíveis ao Governo de Jair Bolsonaro. "Miliciano não existe. Torturador não existe. Fundamentalista não existe. Terraplanista não existe. Monstro, vampiro, assombração. O real resiste. É só pesadelo, depois passa", diz a música de Arnaldo Antunes.
O BuzzFeed News teve acesso à grade de programação do dia 23/XI, quando o programa Alto Falante, sobre Antunes, iria ao ar às 14h. Questionada pelo site, a EBC, que controla a TV Brasil, confirmou a retirada da atração da grade, mas disse que a mudança aconteceu de última hora porque, no lugar do programa, entraram flashes da final da Copa Libertadores.
Em nota escrita por funcionários e que circula internamente na EBC, os empregados contam uma versão diferente. "No lugar do Alto Falante, que é uma produção da Rede Minas, a TV Brasil passou o Hypershow, programa também produzido pela emissora pública mineira e que trata do universo cultural. Este é mais um episódio de censura na TV Brasil. Estão proibidas também menções à vereadora assassinada no Rio de Janeiro Marielle Franco e temas LGBTQ+", diz a nota.
Assista ao videoclipe:
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |