Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Weintraub vai acabar com a TV Escola!

Weintraub vai acabar com a TV Escola!

Nem o Olavo de Carvalho salva!
publicado 13/12/2019
Comments
Olavo.jpg

Napoleão de Hospício (segundo a Carta) vai perder o espaço na TV... (Reprodução: YouTube/Olavo de Carvalho)

A TV Escola, canal de televisão educativa pertencente ao Ministério da Educação, transmite desde março de 1996 uma programação totalmente voltada para professores, com o objetivo de ajudar na capacitação e atualização dos profissionais de ensino da rede pública.

Pois bem: o ministro da Educassão Abraham Weintraub - aquele que não gosta da palavra "educação" - decidiu não renovar o contrato com a Fundação Roquette Pinto, empresa responsável pela produção de conteúdo em vídeo para o canal.

Na prática, isso significa o fim de todos os programas da TV Escola.

Nem o Olavo de Carvalho, astrólogo boca-suja e Napoleão de Hospício (segundo a Carta Capital) salva a TV Escola: na última segunda-feira 9/XII o canal lançou uma minissérie especial na qual o guru-mor do Bolsonarismo apresenta sua visão distorcida e conservadora da história do Brasil.

Segundo relatos de pessoas próximas à TV Escola, o ministro Abraham Weintraub tentou indicar apadrinhados políticos para cargos na Fundação Roquette Pinto.

Em outubro, um ofício determinou que a Fundação deveria desocupar uma sala no 9o andar do prédio do Ministério da Educação. Na manhã desta sexta-feira 13/XII profissionais da TV Escola esvaziavam a sala, enquanto um caminhão de mudanças aguardava para levar todo o equipamento do canal para um depósito em Brasília.

O canal já havia sofrido uma redução em seu investimento anual no início de 2019, de cerca de R$ 73 milhões para R$ 40 milhões. O valor representa 0,1% do orçamento total do Ministério.

É mais um episódio da guerra do governo Bolsonaro contra a educação...

Em nota, o Ministério afirmou que "estuda a possibilidade de as atividades do canal serem exercidas por outra instituição da administração pública". Entretanto, não há qualquer confirmação de que a TV Escola irá continuar seus trabalhos.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: