André Esteves é um fracasso ?
Saiu no Valor, o PiG (*) cheiroso:
Arida: “Não sigam o exemplo brasileiro”!
"Não sigam o exemplo brasileiro", recomendou o sócio do banco BTG Pactual Persio Arida ao ministro de Finanças da Colômbia, Maurício Cárdenas. O ministro se queixa da pressão dos empresários colombianos para adotar naquele país medidas de conteúdo nacional e proteção tarifária como as criadas pelo governo brasileiro. A adoção de diferentes estratégias para garantir o crescimento e a necessidade de promover novas reformas estruturais para sustentar o dinamismo da economia foram o principal tema do debate "Contexto Latino-americano", promovido no Fórum Econômico Mundial, em Davos.
Persio Arida trabalha com André Esteves.
Esteves é um dos exemplos mais impressionantes de sucesso no Brasil.
A ascensão profissional e empresarial de Esteves, 42 anos, é uma das demonstrações mais eloquentes das oportunidades que o Brasil oferece a empreendedores ousados e criativos.
Especialmente no setor financeiro.
Em nenhum outro lugar do mundo, em nenhum outro !, seria possível Esteves subir tão rápido e de forma tão consistente.
Ele é a prova provada de que o Brasil deve ser copiado.
Aí, vem o sócio dele, numa platéia internacional, num palco suíço (êpa !) – brasileiro, provinciano, no exterior, perde a noção de ridículo... - e diz a um ministro colombiano que o Brasil não deve ser copiado !
De fato, se tem uma coisa que a Colombia não deve copiar do Brasil é a Privataria dos telefones, tal qual foi praticada no sombrio Governo do Farol de Alexandria, a que Arida serviu com raro brilho.
Na Privataria dos telefones, em que Arida mandou e desmandou, ali, o Arida achava o Brasil exemplar !
E hoje - como o banco BTG Pactual vê o Brasil ?
O Brasil merece ser copiado ?
Oferece oportunidades a jovens como um André Esteves, simples professor de matemática que se tornou um dos maiores banqueiros do mundo ?
Ou é um fracasso ?
O BTG Pactual vê o Brasil com os olhos do Esteves ou do Arida ?
Com os olhos do Esteves ou da Urubóloga, a melhor pensadora neolibelês (**), que o Brasil foi capaz de produzir ?
Em tempo: outro que vai para o exterior falar mal do Brasil é o Armínio Fraga, dono do mega-bem-sucedido Gávea, um “banco de investimentos” que não perde uma oportunidade que o novo Brasil oferece. Lá no exterior, em inglês, ele espinafra o Brasil. Aqui, em português, racha de ganhar dinheiro.
Paulo Henrique Amorim
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
(**) “Neolibelê” é uma singela homenagem deste ansioso blogueiro aos neoliberais brasileiros. Ao mesmo tempo, um reconhecimento sincero ao papel que a “Libelu” trotskista desempenhou na formação de quadros conservadores (e golpistas) de inigualável tenacidade. A Urubóloga Miriam Leitão é o maior expoente brasileiro da Teologia Neolibelê.