Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Após lucro record, privataria da Petrobras vai avançar!

Após lucro record, privataria da Petrobras vai avançar!

Eletrobras também está na fila...
publicado 02/08/2019
Comments
Jair_Guedesd.jpg

Jair Messias e o Primata do neolibelismo (Reprodução/ABC do ABC)

Na noite desta quinta-feira, 1o/VIII, a Petrobras anunciou um lucro líquido de R$ 18,866 bilhões no segundo trimestre deste ano.

É o maior resultado trimestral já registrado pela estatal em toda sua história!

O saldo positivo, entretanto, não veio das operações da companhia - a produção de petróleo, por exemplo, teve queda de 0,5% no mesmo período. É consequência, isso sim, do processo de privatarização da Petrobras.

(Ou "desestatização", termo utilizado pelo Paulo Guedes, o primata dо neolibelismo.)

Boa parte do lucro veio da venda de 90% das ações da Transportadora Associada de Gás, a TAG, subsidiária da Petrobras responsável por uma rede de 4.500 quilômetros de gasodutos no Norte e Nordeste.

(Ou seja: a empresa deverá, a partir de agora, pagar para transportar o próprio gás natural pelo gasoduto dos outros!)

O resultado deve ser, agora, um inventivo para Roberto Castello Branco, um dos Xi! Cago Boys e atual presidente da Petrobras, continuar com seus planos de transformar a estatal em Petrobrax.

Segundo O Globo, a empresa deve continuar o que chama de "ambicioso processo de privatizações": vender refinarias, campos de petróleo menores e subsidiárias de transporte e distribuição.

Além da TAG, no dia 24/VII a Petrobras concluiu a venda do controle da BR Distribuidora por R$ 8,56 bilhões.

Até o fim de setembro, a diretoria da Petrobras deve anunciar a venda de quatro refinarias - que se somarão às outras quatro já apresentadas ao mercado.

A ideia é que, ao final do processo de "desestatização", a companhia se dedique apenas à exploração e produção de petróleo.

Já o Estadão informa que a Eletrobras também está na fila da privataria: o presidente Jair Messias "autorizou que sejam aprofundados estudos para a privatização da companhia".

Nem o FHC, príncipe da privataria e maestro da privataria tucana, foi tão longe...

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: