Banqueiros elevam projeção da inflação de 2019
Créditos: Eduardo Peret/Agência IBGE
O Relatório Focus é um boletim publicado pelo Banco Central toda segunda-feira com as previsões dito "mercado financeiro" - ou seja: os banqueiros, os funcionários dos banqueiros e os especuladores - para a economia brasileira.
De acordo com a nova edição do boletim, divulgada neste dia 23/XII, a projeção da inflação de 2019 subiu pela sétima semana consecutiva: de 3,86% para 3,98%.
Se levarmos em consideração apenas as previsões do chamado "Top Five" - os representantes do "mercado" que mais acertam as projeções - a alta é ainda maior: de 3,95% para 4,13%!
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira 20/XII o índice IPCA para dezembro: inflação de 1,05% no mês, impulsionada pela alta da carne bovina, que subiu em média 25,69% em todo o país em 2019.
(Em São Paulo, entretanto, o preço da carne vermelha subiu mais de 35%. Em supermercados do Rio de Janeiro, a alta chega a 133% em determinados cortes.)
Para 2020, os banqueiros do Focus prevêem uma inflação de 3,60%.
Em tempo: o Conversa Afiada já mostrou aos amigos navegantes que a carne virou um artigo de luxo, alvo de ladrões em Santa Catarina e no interior de São Paulo.
Em tempo2: além de dizer que não irá fazer nada para impedir o aumento do preço da carne, o presidente Jair Bolsonaro ainda debochou da sua cara: desejou aos brasileiros um Feliz Natal, "mesmo sem carne"...
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Bolsonaro deseja Feliz Natal, "mesmo sem carne"
- Com Bolsonaro, gasolina chega a R$ 5,89 no Rio!
- Inflação de dezembro dispara com alta da carne!
- Ladrões roubam picanha, artigo de luxo em SP!
- Assaltantes roubam 390kg de carne em Santa Catarina!
- Bolsonaro exalta carne mais cara: o agronegócio está lucrando!
- Até o Bolsonaro admite: "tá muito cara a carne!"