Carne argentina fatura a Europa
Bem que o Bresser avisou, Míriam...
publicado
08/07/2019
Comments
Reprodução: Valor
Do PiG cheiroso:
Acordo entre UE e Mercosul beneficia a carne argentina
No mundo da carne, a Argentina desponta como a principal beneficiada pelo acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. Se é verdade que os exportadores de todos os países que fazem parte do bloco sul-americano receberão uma injeção de rentabilidade de até 40%, os hermanos abocanharão a maior parte das cotas de exportação de carne bovina com tarifa zero ou imposto reduzido.
Na prática, os argentinos terão acesso a cotas de 50 mil toneladas de carne bovina. O Brasil, que tem um rebanho bovino quatro vezes maior que o do vizinho e é o principal exportador mundial de carne, ficará com cerca de 38,5 mil toneladas. O Uruguai terá 20,4 mil toneladas e o Paraguai, 5,7 mil.
Em 2018, os frigoríficos brasileiros receberam US$ 705,6 milhões ao exportar 116,7 mil toneladas à União Europeia, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pelo Ministério da Agricultura. As exportações da carne argentina, mais valorizada no exterior devido à tradicional qualidade, somaram 47 mil toneladas e renderam US$ 490 milhões, de acordo com dados da indústria local. (...)
Em tempo: não deixe de ler a severa advertência de Bresser-Pereira sobre esse desastroso acordo com a União Europeia, que a Míriam acha um colosso - PHA
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: