"Eduardo Bolsonaro, você contraiu um vírus mental"
Reprodução Estadão
Após ser humilhado pelo embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também mereceu respostas de autoridades brasileiras.
Tudo isso porque o filho do presidente Jair Bolsonaro responsabilizou a China pela pandemia do coronavírus.
As manifestações condenam a atitude que pode estragar a relação entre o Brasil e o seu maior parceiro comercial.
Às 11h12 desta quinta-feira (19/III), Eduardo Bolsonaro era um dos assuntos mais comentados no Twitter.
Abaixo, publicamos algumas manifestações.
A atitude não condiz com a importância da parceria estratégica Brasil-China e com os ritos da diplomacia. Em nome de meus colegas, reitero os laços de fraternidade entre nossos dois países. Torço para que, em breve, possamos sair da atual crise ainda mais fortes.
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) March 19, 2020
A primeira providência para salvar o país é cassar o deputado Bolsonaro por falta de decoro, de senso, de inteligência. Teríamos uma chance de minimizar os enormes danos já causados pela sua família. Uma crise com o principal parceiro comercial é tudo o que o país não precisa! https://t.co/vSK7BJwgH0
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) March 19, 2020
(...) E que a grande Nação Chinesa nos desculpe aos brasileiros que, por imensa maioria, estamos cobertos de vergonha pelo que esta família de irresponsáveis, deslumbrados e vendidos, tem feito.
— Ciro Gomes (@cirogomes) March 19, 2020
Devemos desculpas à China pela agressão injusta, absurda e subalterna do subserviente e frustrado candidato a embaixador nos EUA. A inciativa da China de enviar à Itália médicos, materiais e equipamentos é um exemplo de relação solidária entre nações civilizadas.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) March 19, 2020
Tenha certeza que a fala do imbecil do @BolsonaroSP, não representa nosso congresso, como também não representa o sentimento do povo Brasileiro que é de respeito à nação e ao povo Chinês. Eduardo é um serviçal medíocre de Trump e dos EUA, um grande irresponsável.
— Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) March 19, 2020
1-As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos.
— Embaixada da China no Brasil (@EmbaixadaChina) March 19, 2020
Ele não fala pelo Brasil. Reconhecemos a China como nosso principal parceiro comercial e valorizamos os laços de respeito e colaboração mútua que ligam nossos povos.
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) March 19, 2020
@BolsonaroSP Lamentavelmente, você é uma pessoa sem visão internacional nem senso comum, sem conhecer a China nem o mundo. Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil, sob a pena de tropeçar feio. @ernestofaraujo @camaradeputados @RodrigoMaia
— Embaixada da China no Brasil (@EmbaixadaChina) March 19, 2020
Nosso apoio, @EmbaixadaChina, e pedido de desculpas pela ignorância do filho do presidente aspirante patético a embaixador e estudante de inglês nível básico.
— Jandira Feghali (@jandira_feghali) March 19, 2020
Sempre reconhecemos a importância da China no mundo, seja economicamente, seja na luta contra o Coronavírus. Sigamos!
Lamentável e irresponsável a declaração feita pelo filho do presidente, deputado @BolsonaroSP, sobre a China.
— João Doria (@jdoriajr) March 19, 2020
Minha solidariedade ao povo chinês pela luta contra o coronavírus e pelas vidas perdidas.
— João Doria (@jdoriajr) March 19, 2020