Exportações têm o pior janeiro desde 2015
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira 3/II a balança comercial brasileira teve um déficit de 1,745 bilhão de dólares em janeiro de 2020 - trata-se do pior resultado para o mês em cinco anos.
No primeiro mês do ano, as exportações somaram 14,43 bilhões de dólares. Já as importações foram de 16,175 bilhões. Na comparação com janeiro de 2019, houve queda de 20,2% na média das exportações diárias.
O resultado frustrou a previsão dos analistas do "mercado", que previam um superávit de 100 milhões de dólares...
O Ministério joga parte da culpa pela queda nas exportações na desaceleração da economia chinesa nos últimos meses: as vendas de produtos como celulose, milho, soja e petróleo bruto apresentaram quedas acentuadas.
No acumulado de doze meses, o saldo ainda é positivo: 43,215 bilhões de dólares. Entretanto, trata-se de uma queda de aproximadamente 25% em relação ao período imediatamente anterior, quando o superávit somava 56,906 bilhões.
Em tempo: segundo o Ministério da Economia, os números ainda não levam em consideração o impacto da epidemia do coronavírus na China sobre as exportações brasileiras. Portanto, o déficit ainda poderá ser maior nos próximos meses...
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Exportações caem 10,4% em um ano! Um colosso!
- Bolsonaro: é melhor exportar de forma legalizada do que de forma clandestina
- Balança comercial sob Bolsonaro tem o pior resultado desde 2015
- Bolsas chinesas despencam 8% por conta do coronavírus
- Surto de coronavírus pode atrapalhar vendas da Petrobras
- Coronavírus vai afetar as exportações brasileiras