Gleisi e o record de informalidade: é nisso que dá o neoliberalismo!
(Crédito: Marcos Corrêa/PR)
A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi ao Twitter para comentar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta sexta-feira 27/XII pelo IBGE. O levantamento aponta que taxa de informalidade (considerando a soma de todas as ocupações consideradas informais) ficou em 41,1% no trimestre encerrado em novembro e, com isso, o Brasil tem um record de 38,833 milhões de pessoas atuando na informalidade.
Nesse período, houve alta de 1,2% no número de trabalhadores por conta própria, que chegou a 24,6 milhões de pessoas – novo recorde na série histórica do IBGE. A população desalentada (que desistiu de procurar trabalho) ficou em 4,7 milhões, estatisticamente estável, e equivalente a 4,2% do total da população na força de trabalho ou desalentada.
Disse Gleisi:
Mercado de trabalho informal já absorve 41,1% dos trabalhadores, o q significa menos proteção social, direitos, renda. Isso não é bom p/ o país! Sem contar q o desemprego mantém-se resistente, na casa de 12 milhões de pessoas. Política neoliberal dá nisso! https://t.co/RyJb9ci0GF
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 27, 2019