Guedes defende a privataria completa!
Reprodução: Valor Econômico
Claudia Safatle, do Valor - aqui, no Conversa Afiada, também conhecido por PiG cheiroso - entrevistou o ministro da Economia (dо neolibelismo) Paulo Guedes.
A entrevista aconteceu em um voo da FAB de Brasília para Fortaleza, onde o ministro participou de um encontro com empresários.
(Não está claro, pelo contexto, se é o mesmo seminário no qual Guedes reforçou o machismo do presidente Jair Messias e ofendeu a primeira-dama da França...)
Logo no início, Guedes decreta: "o Estado brasileiro quebrou. Quebrou em todos os níveis, no federal, no estadual e no municipal. E a principal ameaça de engolir o Brasil é esse crescimento descontrolado da despesa pública obrigatória."
Por isso, a defesa intransigente de mais cortes nos gastos: "não queremos furar o teto, queremos é quebrar o piso da despesa obrigatória."
Ele quer "desvincular" e "desindexar" o orçamento!
Mas jura: "não vamos tirar dinheiro de área nenhuma!"
(Entretanto, o amigo espectador da TV Afiada sabe que "desindexar" e "desvincular" significam "pau no pobre", não é mesmo?)
E a privataria?
"O presidente está conosco na privatização. Todos os dias ele cobra: 'Poxa Salim, tem que vender uma por semana! Está demorando muito!'."
O Salim, no caso, é Salim Mattar, secretário de Desestatização e Desinvestimento.
(Guedes, explica uma coisa... Bolsonaro cobrou do Salim "uma privatização por semana" ou "uma f... por semana", Guedes?)
O ministro reforça: "eu quero privatizar todas as empresas estatais. Essa é a proposta. (...) Temos que criar o PAP, Programa de Aceleração das Privatizações. Ao invés de levarmos as empresas privatizáveis uma a uma ao TCU, vamos pegar a lista de estatais e levar ao presidente da República. Aprovadas as que ele quer privatizar, enviaremos ao TCU e encaminharemos um projeto de lei ao Congresso para incluir a lista aprovada no programa de desestatização. Temos daqui para o fim do ano para pensar em coisas muito grandes..."
Incrível!
Mas não para por aí, amigo navegante!
Paulo Guedes quer retomar a capitalização da "previdênssia": "acho que seria interessante revisitar esse tema, sim. Como o Congresso desidratou o texto da reforma, estão nos desestimulando a seguir nessa direção. Mas vale a pena voltar à capitalização no futuro."
Um colosso...
Sobre o tema, o Conversa Afiada recomenda a entrevista do ex-ministro da Previdência Social Carlos Gabbas à TV Afiada: se ouvir falar em capitalização, fuja!
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Mercado já projeta pibinho para 2020
- Governo estuda cortar despesas obrigatórias
- "Mercado" teme o "risco Bolsonaro"
- Bolsa tem a maior fuga de estrangeiros em 23 anos
- Pochmann: Brasil tende à estagnação econômica
- Produção da indústria tem pior julho em quatro anos
- Investimento de Estados e capitais cai pela metade em quatro anos