Previsão do tempo pode parar por falta de verbas
Temer dá calote em São Pedro
publicado
27/11/2017
Comments
Do UOL:
Previsão do tempo pode parar sem aviso prévio por falta de recursos
A principal máquina de previsão do tempo no país está à beira da morte. Aos sete anos de idade, o supercomputador Tupã, do Centro de Previsão de Tempo e Meteorologia (Cptec) do Inpe, em Cachoeira Paulista, a 200 quilômetros da capital, chegou ao que os especialistas chamam de "end of life", ou fim da vida. É o ponto em que, mesmo com manutenção constante, a máquina pode parar a qualquer momento.
"Se isso acontecer, o Cptec para", diz o chefe de Operações do centro, Gilvan Sampaio. E, com ele, a previsão do tempo no Brasil inteiro, com consequências imediatas para setores como agricultura, energia e prevenção de desastres naturais.
"Sem a máquina, não temos como gerar as previsões", explica Sampaio. (...) "estamos solicitando recursos para comprar uma máquina nova, sem sucesso." O custo estimado é de R$ 120 milhões.
A solução foi apelar para uma gambiarra nacional, com uma proposta de substituir processadores e dar uma sobrevida de dois anos à máquina. O Inpe conseguiu R$ 10 milhões para isso, em recursos ministeriais e emendas parlamentares, mas o dinheiro ainda não entrou, e a data-limite de empenho para este ano é 8 de dezembro. Depois disso, o recurso é perdido. (...)