Primatas não sabem quanto vai custar ida à capitalização
(Charge: Jota Camelo)
Do UOL:
Técnicos do Ministério da Economia afirmaram que o governo não sabe quanto custará a transição para um eventual sistema de capitalização da Previdência. A declaração vai na contramão do que sustenta o ministro Paulo Guedes, que justifica que a economia de R$ 1 trilhão com a reforma da Previdência é condição mínima para criar um sistema de capitalização.
"Não foi feito o cálculo porque o cálculo depende do modelo que for implementado. O ministro está falando sobre o impacto que permitiria ao Estado ter equilíbrio fiscal", disse o secretário-adjunto de Previdência, Leonardo Rolim.
O regime de capitalização é considerado a espinha dorsal do projeto de Guedes. Nele, cada trabalhador poupa para a sua aposentadoria e só recebe o que pagou. É diferente do modelo atual, de repartição, no qual quem está na ativa para os benefícios dos aposentados.
"Não está divulgado em nenhuma definição [que é necessário R$ 1 trilhão de economia]. Vai ser divulgado num projeto futuro", disse Rolim.
(...)
Em tempo: para saber mais sobre o Primata do tal neolibelismo, acesse o trepidante ABC do C Af
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |