Putin: o liberalismo é obsoleto
Putin durante a entrevista no Kremlin a Lionel Barber e Henry Foy, do Financial Times (Crédito: Presidência da Rússia)
Via Financial Times (clique aqui para ler o original, em Inglês):
Vladimir Putin tem alardeado o crescimento dos movimentos populistas nacionais na Europa e na América, dizendo que o liberalismo é gasto como uma força ideológica.
Em uma entrevista ao FT no Kremlin, na véspera da reunião do G20 em Osaka, no Japão, o Presidente russo disse que "a ideia liberal" tinha "superado seu propósito" à medida que o público se voltava contra a imigração, fronteiras abertas e multiculturalismo.
A evisceração que Putin faz do liberalismo - a ideologia ocidental dominante desde o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 - coincide com a de líderes anti-establishment, do Presidente dos EUA, Donald Trump, ao húngaro Viktor Orban, passando por Matteo Salvini na Itália e pela insurreição do Brexit no Reino Unido.
“[Os liberais] não podem simplesmente ditar qualquer coisa a alguém como eles têm tentado fazer nas últimas décadas”, disse ele.
Putin classificou a decisão da Chanceler Angela Merkel de admitir mais de 1 milhão de refugiados para a Alemanha, principalmente da Síria devastada pela guerra, como um "erro capital". Mas ele elogiou Donald Trump por tentar impedir o fluxo de migrantes e drogas do México.
“Essa ideia liberal pressupõe que nada precisa ser feito. Que os migrantes podem matar, saquear e estuprar com impunidade, porque seus direitos como migrantes têm que ser protegidos”.
Ele acrescentou: “Todo crime deve ter seu castigo. A ideia liberal tornou-se obsoleta. Entrou em conflito com os interesses da esmagadora maioria da população”.
(...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: