Putin quer novo G7 com Índia, China e Turquia. E sem o Brasil
(Crédito: The Telegraph/AP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes de alguns países da União Europeia sugeriram que a Rússia fosse convidada a integrar o G7, grupo que envolve as sete maiores economias do mundo.
Isso, na prática, traria de volta o G8.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que ficaria feliz em receber uma visita dos líderes do G8 caso o grupo fosse restabelecido, informa o Sputnik News.
Putim declarou, ainda, que China, Índia e Turquia poderiam ser incluídas em um grupo internacional nos mesmos moldes do G7:
"Eu acredito que todos entendem que hoje, e o presidente [da França, Emmanuel] Macron falou recentemente, a liderança do Ocidente está acabando. E eu não consigo imaginar uma organização internacional que funcione sem a China e a Índia", disse Putin.
Na sequência, Putin ressaltou que, depois de a Turquia ter obtido os sistemas russos S-400, poderia ser uma parte fundamental de organizações globais como o G7.
Evidentemente, o Brasil não foi sequer citado como possível integrante de um novo grupo de países influentes.
Por que será, amigo navegante?
Em tempo: o Conversa Afiada não se cansa de reafirmar com o professor Wanderley Guilherme dos Santos que o Brasil está irremediavelmente condenado a ser o copeiro do banquete dos ricos.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |