Quatro milhões de brasileiros com diploma não encontram emprego qualificado
A precarização atinge também quem possui diploma universitário (Créditos: Marcello Casal/Agência Brasil)
Um levantamento realizado com base nos dados da pesquisa PNAD-Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Brasil tem hoje 18,3 milhões de pessoas com diploma do Ensino Superior.
Entretanto, o mercado de trabalho possui apenas 14,5 milhões de vagas que exigem formação universitária.
Portanto, 3,8 milhões de pessoas não encontram um trabalho adequado ao seu nível de ensino - contribuindo, assim, para o aumento do desemprego e da informalidade.
É a uberização!
Até 2014, o país possuía mais vagas abertas para pessoas com ensino superior do que brasileiros com diploma. A relação se inverteu no primeiro trimestre daquele ano.
Brasileiros com ensino superior e ocupações disponíveis (em milhões). (Reprodução: G1)
À medida em que trabalhadores qualificados precisam recorrer a atividades informais para sobreviver, o valor adicionado à economia diminui - esse é um dos fatores para a queda na produtividade da economia brasileira entre 2018 e 2019.
Apesar dos dados negativos, um diploma universitário ainda faz a diferença para a carreira do brasileiro: a taxa de desemprego é de 14% entre as pessoas que possuem até o Ensino Médio, mas de 6% entre a população que possui Ensino Superior completo.
A diferença salarial também é alta: o rendimento mensal médio de quem cursou uma faculdade é de aproximadamente R$ 5 mil, contra R$ 2 mil de quem possui o Ensino Médio.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: