PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / Estadão tenta manchar Lula no vazamento do Nordeste

Estadão tenta manchar Lula no vazamento do Nordeste

Pesquisadores afirmam que navio grego não é o responsável pelo desastre
publicado 07/11/2019
Comments
Sergipe.jpg

Manchas de petróleo no litoral de Sergipe, 8/X (Créditos: Adema-SE/Agência Brasil)

O Governo Bolsonaro adora um trocadilho.

O ministro Sérgio Moro, da Justissa, por exemplo, batizou um programa de enfrentamento ao crime organizado de "Em Frente".

Já o ministro do 1/2 Ambiente, Ricardo Salles, no auge da crise das queimadas na Amazônia, chamou o presidente francês Emmanuel Macron de "Micrôn".

O Estadão, aparentemente, também gosta de fazer trocadilho.

Em reportagem publicada na última terça-feira 5/XI, o jornal tentou manchar o presidente Lula com o petróleo do vazamento no litoral do Nordeste.

O título da matéria? "Dedo de Lula no óleo da Venezuela".

Dedo... Lula... Entendeu a piadinha, amigo navegante?


Reprodução: Estadão

O subtítulo do Estadão, ansioso por citar Lula, lembra até mesmo aquela manchete do G1 em 2014, sobre a morte de um cinegrafista da TV Bandeirantes no Rio de Janeiro:


Reprodução: G1

Vale lembrar que essa ligação do desastre do petróleo ao presidente Lula foi feita às vésperas do julgamento sobre prisão em segunda instância no Supremo Tribunal Federal.

Entretanto, tem mais um problema, amigo navegante...

Segundo pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o navio grego Bouboulina pode não ser o responsável pelo vazamento de petróleo!

Explica-se: segundo a UFAL, a mancha de óleo foi encontrada em imagens de satélite feitas no dia 24/VI - dois dias antes da passagem do Bouboulina pela região...

Será que o governo Bolsonaro irá tornar a culpar o Greenpeace pelo vazamento?

Em tempo: as manchas de petróleo já atingiram, desde o início da crise, 353 praias em todo o Nordeste. O poluente pode chegar nos próximos dias ao Espírito Santо.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: , ,