Presidente da FIFA revela propina de "tevê Brasileira"...
Por acaso, será a Globo?
publicado
08/06/2018
Comments
Do Terra:
Em livro, Blatter aponta 'caixa-preta' da ISL e de Havelange
Joseph Blatter não é mais presidente da Fifa (...) O suíço, no entanto, está longe de desaparecer do cenário do futebol e (...) reaparece com relatos e denúncias de quando mandava no futebol.
Em livro publicado na Europa (...) Blatter relata bastidores do caso de corrupção envolvendo os brasileiros João Havelange (seu antecessor) e Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF). Ele afirma que "descobriu" que dinheiro de uma emissora brasileira de TV teria sido desviado para a criação de uma "caixa-preta" no futebol.
O caso relatado por Blatter se refere à quebra e falência da ISL, empresa de marketing esportivo que vendias os direitos de transmissão dos jogos das Copas do Mundo e agia de forma independente. A ISL era suspeita de pagar propinas, inclusive para os dirigentes brasileiros. Muito antes do colapso dos cartolas com prisões em 2015, Blatter deixa claro em seus relatos que as investigações sobre a ISL revelaram um bastidor que ele insiste que desconhecia dentro de sua própria entidade. (...)
"Eu então descubro que uma caixa-preta foi constituída com o dinheiro desviado da televisão brasileira", revela. Blatter não cita o nome da emissora nem indica se ela participava do esquema. Nos documentos do tribunal que investigou o caso, a referência à TV brasileira é mantida em sigilo. A Rede Globo tinha os direitos de transmissão das Copas de 2002 e 2006, período em que a ISL atuava. (...)