Bolsonaro decide não enviar representante à posse de Fernández na Argentina
(Crédito: Xinhua)
Jair Bolsonaro cancelou o envio de seu representante à posse do novo presidente da Argentina, o peronista Alberto Fernández, que acontecerá nesta terça-feira 10/XII. A informação foi confirmada pelo jornal argentino Clarín junto a fontes diplomáticas.
O emissário de Bolsonaro seria o ministro da Cidadania, Osmar Terra. Ele se encontraria tanto com Fernández quanto com o atual presidente, o neoliberal e amigo de Bolsonaro, Mauricio Macri. Ainda estariam na agenda reuniões com Daniel Scioli, próximo embaixador da Argentina no Brasil, e com empresários locais. Eles discutiriam a preocupação atual em relação a possíveis tensões bilaterais.
De acordo com o Clarín, Bolsonaro ficou "chateado" com a presença de dois parlamentares de esquerda na comitiva liderada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que se encontrou com Fernández nesta semana em Buenos Aires. A saber: os deputados citados por Bolsonaro são Paulo Pimenta (PT-RS) e Orlando Silva (PCdoB-SP).
O Clarín encerra a reportagem com um alerta: "a presença na quinta-feira do presidente da Câmara dos Deputados do Brasil marcou uma tentativa de colocar panos quentes no relacionamento, mas a decisão de Bolsonaro de não enviar seu representante à posse de Fernández elevou novamente a tensão".
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |