Conge perde COAF e ganha FUNAI. Quá, quá, quá!
De Severino Motta, no BuzzFeed News:
Apesar das declarações públicas do ministro Sergio Moro e do próprio presidente Jair Bolsonaro de que o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) deveria seguir no Ministério da Justiça, o órgão acabará migrando para a pasta da Economia, comandada por Paulo Guedes.
Entre os deputados do chamado centrão, que reúne partidos como PR, PP, DEM, PSD, além de outras siglas de médio porte, a alteração já é dada como certa e será feita no voto, por meio de uma emenda à medida provisória que criou a estrutura ministerial do governo Bolsonaro.
Além de tirar o Coaf de Moro, deputados do centrão disseram ao BuzzFeed News que também está certa a transferência da Funai (Fundação Nacional do Índio), hoje sob o comando de Damares Alves (Ministério da Mulher e Família), para a Justiça.
(...) Nos bastidores, deputados dizem que com o Coaf a pasta de Moro concentrou poder demais. O Coaf é o órgão de inteligência financeira do governo federal. Atua na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
Foi o Coaf que detectou movimentações consideradas suspeitas na contas de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flavio Bolsonaro (PSL-RJ), filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro.
Em tempo: para saber mais sobre o Conge, acesse o trepidante ABC do C Af
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |