Novo partido de Bolsonaro pode ficar de fora das eleições de 2020
Original: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro irá lançar oficialmente seu novo partido, a "Aliança Pelo Brasil", nesta quinta-feira 21/XI.
Bolsonaro e seus aliados apostam em lançar candidatos próprios já nas eleições municipais de 2020.
Entretanto, se não conseguir brechas na legislação, o novo partido poderá ficar sem acesso ao fundo eleitoral!
Explica-se: hoje, a distribuição do fundo partidário leva em consideração os votos que cada legenda recebeu nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados.
Como a "Aliança" não participou das eleições de 2018, o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o novo partido não receberá dinheiro público para o próximo pleito.
As informações são de Thais Arbex e Angela Boldrini, da Fel-lha.
A disputa pelo controle do fundo eleitoral foi, justamente, um dos motivos para a guerra civil do PSL.
Um outro obstáculo para a participação da "Aliança Pelo Brasil" nas eleições de 2020 é a necessidade de cerca de 492 mil assinaturas para a formalização do registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Aí os bolsonários também buscam mais uma brecha: para facilitar o processo, querem que o TSE permita a coleta de assinaturas via WhatsApp...
Não há nenhum indício de que o tribunal vá acatar o pedido, entretanto.
"Estamos aguardando a decisão do TSE se pode ocorrer a assinatura eletrônica. (...) De acordo com a decisão, a gente vai saber se forma para março ou para o final do ano que vem", disse Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada, na manhã de hoje 21/XI.
Ele continuou: "se for possível [assinatura] eletrônica, a gente forma o partido para março. Se não for possível, eu não vou entrar em disputas municipais no ano que vem, estou fora".
Em tempo: segundo o PiG cheiroso, a "Aliança" irá adotar o número 80. O motivo? O "8" representa duas alianças e 80 é um número "fácil de digitar" na urna...
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: