PF descobre laranjal do DEM no Acre!
Original: Evan-Amos/Wikimedia Commons
Uma investigação da Polícia Federal apontou "fortes indícios" de utilização de uma candidatura laranja pelo DEM para desvio de verba eleitoral durante as eleições de 2018, segundo reportagem de Camila Mattoso e Ranier Bragon, na Fel-lha.
A policial militar Sonia de Fátima Silva Alves concorreu ao cargo de deputada estadual pelo partido no Acre. Para cobrir gastos de campanha - como pagamento de cabos eleitorais, aluguel de carros e impressão de santinhos - ela declarou ter recebido cerca de R$ 240 mil do Diretório Nacional do DEM.
Trata-se de dinheiro público, oriundo do Fundo Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar de todos os recursos de campanha, Sonia recebeu apenas seis votos.
A suspeita, segundo o inquérito da Polícia Federal, é que a candidata sequer tenha feito campanha - ela teria sido utilizada, na realidade, como laranja para o desvio de verbas eleitorais para um outro candidato do DEM, o deputado federal Alan Rick.
Alan, presidente estadual do DEM e membro da Executiva Nacional do partido, foi eleito com 22.263 votos.
Segundo a reportagem, "a maior parte da receita declarada pela candidata foi repassada por meio de uma transferência eletrônica assinada em 13 de setembro de 2018 por Romero Azevedo, tesoureiro nacional, e 'A Magalhães NT'" - segundo o jornal, trata-se de uma referência a Antonio Carlos Magalhães Neto, prefeito de Salvador e presidente nacional do partido.
Se confirmado, o esquema do DEM será o terceiro maior escândalo de candidaturas laranjas das eleições de 2018 - atrás dos laranjais do PSL em Minas Gerais, sob liderança do atual ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antonio; e em Pernambuco, comandado pelo presidente do partido Luciano Bivar.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também suspeita da existência de um laranjal do PSL no Rio de Janeiro.
Leia a reportagem completa na Folha de São Paulo.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: