Trump promete ataque "desproporcional" contra o Irã
Trump em coletiva de imprensa na Flórida na sexta-feira 3/I, poucas horas após o ataque contra o general Soleimani (Créditos: Flickr/White House/Shealah Craighead)
O presidente norte-americano Donald Trump publicou neste domingo 5/I em seu Twitter uma nova ameaça contra o governo do Irã, dois dias após o ataque que matou o general Qassem Soleimani, em Bagdá.
"Se eles nos atacarem - o que eu recomendo fortemente que não façam - nós os atingiremos mais forte do que jamais fizemos!", disse Trump. "Os EUA acabaram de gastar dois trilhões de dólares em equipamento militar. Temos o maior e melhor exército do mundo. Se o Irã atacar uma base norte-americana, ou qualquer cidadão norte-americano, nós iremos enviar uma amostra desse belo equipamento novo em folha... Sem hesitar!"
Ele continua: "se o Irã atacar qualquer cidadão ou alvo norte-americano, os Estados Unidos atacarão rapidamente e por completo e, talvez, de uma maneira desproporcional".
No sábado dia 4/I, o governo iraniano afirmou que trinta e cinco alvos militares dos EUA e de seus aliados estariam ao alcance das forças armadas da República Islâmica. Poucas horas depois, Trump ameaçou atacar 52 cidades do Irã.
Neste domingo 5/XI três foguetes atingiram a cidade de Bagdá, capital do Iraque. Dois deles caíram na chamada "Zona Verde" - a área de segurança máxima onde se encontra a embaixada dos EUA no país.
Em tempo: o valor de dois trilhões de dólares se refere ao orçamento total das Forças Armadas norte-americanas ao longo dos três anos do governo Trump. O gasto real em novos equipamentos é apenas uma fração deste valor.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Ataque de Trump mata principal general do Irã
- Oficial: Irã abandona acordo nuclear em resposta a ataques dos EUA
- Parlamento do Iraque aprova resolução pedindo retirada de tropas dos EUA
- Ex-comandante iraniano: retaliação pela morte de Soleimani incluirá alvos israelenses
- Comandante iraniano: Tel Aviv e 35 alvos dos EUA no Oriente Médio estão ao alcance do Irã
- Trump ameaça bombardear 52 cidades no Irã
- Comandante iraniano: EUA não têm coragem suficiente para concretizar ameaças
- Conflito entre EUA e Irã ameaça a economia brasileira
- Embaixada dos EUA é alvo de ataque no Iraque