Polícia mata 40% a mais que 2009 em São Paulo
Deu no R7:
Número de policiais mortos também subiu em relação ao 1º trimestre do ano passado
A Polícia Militar do Estado de São Paulo matou 40% mais pessoas em ocorrências registradas como confrontos no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2009, segundo levantamento da SSP (Secretaria da Segurança Pública). Entre janeiro e março de 2010, foram 146 mortes, já em igual trimestre do ano passado, foram 104 casos em todo o Estado.
Quase metade dessas mortes ocorreu na capital paulista, que teve 71 ocorrências, 18 a mais que em 2009. Considerando a mesma base de comparação, o aumento em relação ao ano passado na capital foi de 33%. O total de feridos em confrontos com a Polícia Militar também deu um salto: de seis, em 2009, para 82, neste ano - número 12 vezes maior.
Os dados, publicados neste fim de semana pelo governo de São Paulo, são praticamente estáveis se comparados os três primeiros meses deste ano com o último trimestre de 2009, quando foram registradas 145 mortes e 81 feridos em confrontos com a Polícia Militar. Já o último trimestre de 2009 registrou alta de 93% nas mortes em relação ao ano anterior.
O R7 procurou a assessoria de imprensa da Polícia Militar para que a corporação comentasse os dados, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno. A SSP informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a PM se manifestaria sobre os números.
Clique aqui para ler a matéria completa de João Varella no R7