Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2010 / 07 / 06 / Serra e o ProUni: 48% continuarão a ser negros ?

Serra e o ProUni: 48% continuarão a ser negros ?

José Serra anunciou que vai acabar com o ProUni e botar no lugar um tal Protécnico que os tucanos de São Paulo jamais botaram para funcionar
publicado 06/07/2010
Comments

 

 




José Serra anunciou que vai acabar com o ProUni e botar no lugar um tal Protécnico que os tucanos de São Paulo jamais botaram para funcionar.

Clique aqui para ler sobre essa idéia jenial.

No programa Entrevista Record Atualidade, que vai ao ar hoje às 22H na RecordNews, entrevistei a professora Paula Branco de Mello, diretora de políticas e programas de graduação do Ministerio da Educação.

Ela falou dos 350 estudantes de Medicina que se formarão, este ano, pelo ProUni.

No momento, há 704 mil estuantes de familias pobres (*) na faculdade, com bolsas do ProUni.

Desses 48% são negros: 400 mil estudantes.

Esse é o buzilis da questão.

O "Pirotécnico" do jenio abrigar 48% de estudantes negros ?

Ou seja, se a população brasileira é formada por 51% de negros, o ProUni consegue chegar perto.

E o "Pirotécnico" que os tucanos dizem que fazem mas não fazem ?

Quantos negros tem as escolas técnicas de São Paulo ?

Quantos nordestinos ("migrantes") tem ?

O Governo Lula dobrou o numero de estudantes brasileiros em faculdades.

Passou de 114 mil em 2004 para 230 mil em 2010.

Clique aqui para ver a tabelinha que o Lula vai pendurar no pescoço do Serra: a comparação do Governo Lula com o o do Farol.

O ProUni e o FIES (que financia estudantes que não se qualificam para o ProUni) são "ação afirmativa" e "cotas" na veia.

"Ação afirmativa" e "cotas" são expressões que provocam reações incontroláveis nos Ali Kamel, Gilmar Dantas (**) e Demóstenes Torres.

Eles estremecem.

Pois, tremam ou não tremam, o Governo Lula põe os pobres para estudar.

E os negros também.

Esse é a perguntinha que um reporter deve fazer ao Serra: no substituto do ProUni, 48% dos alunos serão negros, de familias que não tem mais do que tres salários minimos de renda ?

Ou é para os meninos louros de olhos azuis, hoje no Colégio Catarinense de Florianópolis ?

 

Paulo Henrique Amorim

 

Clique aqui para ler o "Manual para o reporter que vai entrevistar o Serra".


Clique aqui para ver: no lançamento da campanha do Serra na Bahia (na Bahia !) não se viu um negro.

 

(*) O estudante de uma familia que tenha até um salário minimo e meio de renda recebe bolsa integral no ProUni. Daí até tres salários minimos, recebe uma bolsa de 50 %. Os que ultrapassem esse limite ou não se qualifiquem no ProUni - o ingresso depende de classificação no Enem - podem recorrer ao FIES, financiar o estudo universitário e pagar com serviço público. No SUS, no Médico de Familia, ou como professor em área carente, por exemplo. Os alunos do ProUni são excelentes.

(**) Gilmar Dantas - Clique aqui para ver como um eminente colonista (***) do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista (***) da GloboNews e da CBN se refere a Ele.

(***) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (***) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.