Dilma não quer cartel. O PiG quer melar a Copa
Saiu no Blog do Planalto:
O sigilo dos preços para as obras da Copa do Mundo Fifa 2014 tem por objetivo evitar a combinação de preços e assegurar que os empreendimentos tenham o menor custo possível. A informação foi dada pela presidenta Dilma Roussef, nesta sexta-feira (17/6), em Ribeirão Preto (SP), após cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012. A presidenta Dilma afirmou que os critérios foram estabelecidos em acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU). Na entrevista, Dilma Roussef sugeriu que os jornalistas “investiguem direitinho”.
A presidenta informou que as diretrizes adotadas pelo governo brasileiro seguem “as melhores práticas” de outros países. Segundo ela, se determinada empreiteira for para o leilão sabendo, por exemplo, o preço mínimo fixado para determinada obra poderá colocar um lance mais próximo do previsto e não um valor menor. Além disso, a medida tem por objetivo evitar prática de cartel.
“Foi um recurso que usamos para reduzir os preços. Não se oculta de ninguém. Sinto muito a má interpretação daquele artigo. Acredito que pode ser corrigido. Não se pode achar que governo está negociando roubalheira.”
É muito simples.
O Tribunal de Contas da União saberá SEMPRE o valor de uma obra em licitação.
Depois de apurada a licitação, TODO MUNDO vai conhecer os valores.
O TCU vai acompanhar TUDO, desde o início.
Só faz confusão quem quer – o PiG (*), por exemplo, que desde a queda do Tony Palocci está em busca de um Golpe.
O que o PiG quer – se a Dilma não cair antes num Golpe – é melar a Copa.
Se a Dilma cair e o Michel Temer assumir, o PiG deixa a Copa acontecer.
Tão simples quanto isso.
(Clique aqui para ler “Temer imita Sarney e Collor e quer eterno sigilo”)
Quem está enfurecido (além do Roberto Gurgel Brindeiro) é o pessoal das empreiteiras.
Antes, elas sabiam quanto o Governo tinha para gastar, se acertavam entre si e davam o preço que queriam – um cartel que passeia sob os bigodes do CADE e o CADE não descobriu até hoje.
Clique aqui para ler “RDC: PiG é porta-voz das empreiteiras”.
Ali, o amigo navegante entenderá a semelhança entre o RDC (Regime Diferenciado de Concorrências) e o Zé Mané que pede uma cachaça no Boteco do Gilmar.
Porém, muito ajudaria o Governo romper com o Ricardo Teixeira.
Qualquer assunto que se relacione com a Copa enquanto o Governo mantiver relações cordiais com o Mubarak da CBF será suspeito.
O RDC se tornará indiscutivelmente limpo no dia em que a Presidenta mandar a base aliada assinar a CPI do Ricardo Teixeira.
Mas, enquanto o Dr. Luiz Fernando Corrêa – aquele que até hoje não achou o áudio do grampo – mantiver a função de guardião da segurança da Copa, os negócios da Copa ficarão entre parênteses.
E o Dr Corrêa está para o Teixeira assim como o Teixeira está para a Globo.
Um perigo !
Paulo Henrique Amorim
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.