Hoje tem esculacho ? Tem, sim, senhor !
Levante da Juventude promove esculacho no Rio de Janeiro
Da Comunicação do Levante Popular da Juventude
Os jovens do Levante Popular da Juventude e a Articulação Nacional Pela Verdade e Justiça realizam, durante a Cúpula dos Povos, mais uma esculacho contra torturadores.
O ato acontece na terça-feira, dia 19 de junho, pela manhã.
O esculacho será massivo e deve reunir mais de 2 mil pessoas.
O nome do torturador não foi revelado por questões de segurança.
A concentração será às 8h na Avenida Pasteur 436, em frente à praça da UNIRIO (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
A atividade contará com o apoio de movimentos sociais presentes na Cúpula dos Povos.
A juventude de várias organizações se somarão à mobilização.
Histórico
Nos dias 26 de março e 14 de maio, o Levante Popular fez protestos em todo o Brasil contra agentes da ditadura militar que torturaram, mataram, perseguiram militantes e pela instalação da Comissão da Verdade.
No dia 17 de abril, foram realizadas ações de protesto pela memória e justiça no aniversário de 16 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás em 10 estados.
O Levante é um movimento social autônomo, formado por jovens das periferias, das universidades e de comunidades camponesas, organizado em 17 estados, que defende políticas para a juventude, os direitos da classe trabalhadora e mudanças estruturais no Brasil.
A Articulação Nacional pela Verdade e Justiça tem centralizado sua pauta por Justiça e pelo conhecimento dos fatos que apontem onde estão os desaparecidos.
Abaixo, leia nota do Levante sobre a instalação da Comissão da Verdade:
#Levantecontratortura: Comissão precisa de apoio para alcançar objetivos
A Comissão Nacional da Verdade precisa de apoio e acompanhamento de toda a sociedade, para que venha a cumprir a contento a tarefa que tem pela frente:
- conhecer a verdade sobre os processos de tortura, estupro, morte e desaparecimento forçado dos homens e mulheres que resistiram à Ditadura Militar;
- levar ao conhecimento da sociedade as lutas e a resistência daqueles que enfrentaram a ditadura e os nomes dos agentes do aparelho repressivo e os crimes por eles cometidos;
- fornecer os elementos necessários para que os torturadores, estupradores, homicidas e sequestradores que agiram em nome da ditadura com crime e covardia – e se escondem até hoje – possam ser responsabilizados e punidos, como determinou a Corte Interamericana de Direitos Humanos;
Convidamos a juventude e toda a sociedade para se posicionar em defesa da Comissão Nacional da Verdade, contra as pressões para que seus objetivos não sejam cumpridos ou os resultados desmoralizados, e contra os torturadores, que hoje denunciamos e que vivem escondidos e impunes e seguem ameaçando a liberdade do povo. Até que todos os torturadores sejam julgados, não esqueceremos, nem descansaremos.
Veja o vídeo com Silvio Tendler: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5raDexT6X4Y